sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Porquê ser Enfermeira?

Não sei bem qual foi o dia exacto em que decidi ser enfermeira… até porque já fiz essa escolha há muito muito tempo… Penso que a pouco e pouco fui percebendo que, acima de tudo, gostaria de trabalhar para e com pessoas e a profissão de enfermagem sempre me cativou pelo seu carácter humano e de certa forma enigmático.

Tenho realizado muitas vezes uma espécie de pequeno balanço onde comparo o dia em que entrei no curso de enfermagem e o momento em que me encontro agora. Tantas experiências que me fizeram realmente crescer… apercebo-me cada vez mais da grande mudança na minha percepção acerca da Enfermagem desde o dia em que escolhi ser enfermeira e o dia de hoje…
As várias (que são ainda poucas) experiências que tenho vindo a viver ensinaram-me a ver para lá dos meus horizontes, a perceber a importância do respeito e da empatia, a sentir na pele a importância de ajudar alguém, a ter os primeiros contactos com aquela que é a profissão que tem como centro de toda a sua existência a pessoa.


Olhando para trás, apesar de desde há muito tempo desejar ser enfermeira, sei que não conhecia totalmente tudo o que isso envolve… Tenho também a plena noção que ser enfermeira mudou vários aspectos da minha personalidade. Isto porque uma das coisas que também aprendi é que esta é uma das poucas profissões em que a nossa personalidade afecta muito o tipo de trabalho que realizamos e vice versa… o que fazemos tem resultados visíveis e imediatos na pessoa doente com que lidamos e o que vivemos no trabalho marca também a nossa forma de ser e pensar…

Ser enfermeira tem ultrapassado as minhas expectativas e, apesar de todas as contrariedades, sinto que fiz a escolha certa e é muito dificil imaginar-me a ser e fazer outra coisa… Tal como canta a Mafalda Veiga, durante todo o meu percurso até aqui “fui aprendendo a procurar por entre os sonhos meus”, que é o que todos tentamos fazer da melhor forma possível. A meu ver, o sentido da vida está em ser o que somos e tornarmo-nos aquilo que somos capazes de ser. A profissão de Enfermagem é uma parte da procura daquilo que considero, para mim, o sentido da vida.

4 comentários:

pseudo adulto disse...

Parabéns pela opção! Pela maneira como escreves não poderias mesmo ter outra profissão...

Beijinho

Unknown disse...

Gabo em muito a tua escolha, que ao contrário do que alguns podem pensar, não é só ganhar muito e não fazer nada.

Foi uma escolha que até à reforma te vai fazer crescer mas também limitar a tua vida. Desde turnos a trabalhar em noites como natal e passagem de ano, é preciso muito força de vontade e sacrifício.

Bom sabes que estou sempre aqui a apoiar-te incondicionalmente!

Joana disse...

Também não te imagino a fazer outra coisa... Não porque não fosses capaz! Apenas porque acho que ser enfermeira faz parte de ti.

Beijoca grande e boas procuras ;)

Tony Madureira disse...

Olá,

Tenho uma grande admiração pelo enfermeiros.
Desde o dia que a Claudia internou HGSA que vi a dedicação destes profissionais.


Bjs